quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TIPO DE TEXTO PARA PRODUZIR: CONTOS

TITULO: PRODUÇÃO DE TEXTO  NARRATIVO
REESCRITA DE HISTÓRIAS CONHECIDAS

OBJETIVOS: 

Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.

Criar através do desenho,  cenários para a história, os elementos da narrativa espaço e tempo, personagens.

Identificar características dos personagens usando a linguagem do desenho e escrita.

Comentar primeiro o que a imagem representa e após podem representar o conto através da dramatização.

Escrita do título do conto.

Escrita da narrativa do conto usando os conectores cronológicos e temporais.

CONTEÚDOS:  Procedimentos de leitura oral, aprendizagem do sistema alfabético, normas gramaticais de pontuação, relação texto imagem, conhecimento das características da narração, organização lógica das ideias a partir da produção textual. Conectores cronológicos; sistema de tempos nas histórias, coesão dos tempos verbais.  Dinâmica interna de uma história.

RECURSOS:  Xerox de textos de contos conhecidos.

DESENVOLVIMENTO:

1º Momento: Leitura de textos de contos conhecidos: João Pé de Feijão, Rapunzel, Joao e Maria, entre outros. Questionar oralmente sobre os personagens, cenário, introdução, conflito, desfecho, narrador.
Após solicitar que usando a linguagem do desenho, escolham uma história para produzir o  seu cenário, no caderno, imaginando tempo e espaço da narrativa, personagens que irão compor a história.

2º Momento: Leitura oral da imagem, compondo uma narrativa  e dando um título ao conto, com base em outros contos conhecidos.

3º Momento: Após podem desenvolver a produção do texto em linguagem escrita por meio de um início sugerido pelo professor (Era uma vez, naquele dia, certa vez..)

Sequência de acontecimentos.

Produção de texto levando em conta a estrutura da história nos aspectos da estrutura e conectores temporais e/ou cronológicos.

Sistematização usando o quadro abaixo:

Título:     

Há muito tempo...

Certo dia......

Era uma vez....

Pouco tempo depois...

De repente...

Finalmente...


4º Momento: Leitura das histórias e de outras histórias para observar os conectores de tempo e cronológicos. Podem dramatizar a história, filmar e apresentar para outros colegas.


AVALIAÇÃO: Expressão oral,  desenho representativo,  levantamento de dúvidas, questionamentos, autonomia na criação, convívio em grupo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário