quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Como produzir textos narrativos, nas séries inciais?





TITULO:

Leitura e reconto de texto narrativo Lenda
  

OBJETIVOS:

Criar através do desenho cenários para a história com base nos elementos da narrativa espaço e tempo.

Identificar características dos elementos da narrativa da lenda e dos personagens usando a linguagem do desenho e da escrita.

Ler e comparar as lendas pesquisadas pelo grupo de trabalho para ver as semelhanças e diferenças.

Representar a lenda lida através da dramatização.

Produção de texto narrativo de uma lenda urbana.


CONTEÚDOS: Procedimentos de leitura oral, aprendizagem do sistema alfabético, normas gramaticais de pontuação, relação texto imagem, conhecimento das características da narração da lenda. Uso adequado de verbos, pronomes, nexos.


RECURSOS: Xerox de textos das lendas.


DESENVOLVIMENTO:

1º Momento:

Organizar-se em grupos de quatro elementos para leituras das lendas que eles pesquisaram. Um lê individualmente a lenda do outro.

2ºMomento:

Comparar as lendas e escrever as semelhanças e diferenças encontradas nos textos.

As lendas:
São histórias antigas que foram contadas ao longo do tempo.
São histórias que retratam a realidade de forma fantasiosa.
São contadas de forma oral ou escrita.
Cada um que conta pode acrescentar detalhes.
Levam título.
Sua forma é parecida com uma história, está escrita em parágrafos.
Tem um narrador: Conta a lenda que...
Primeiro apresenta-se os personagens e depois o que eles fazem ou o que acontecerá. 

3ºMomento: Produção de uma lenda. Antes porém relembrar:

Um texto comunica alguma coisa, narra alguma coisa, explica, informa, incentiva, convida, expressa sentimentos, sonhos ou opiniões, solicita, argumenta, diverte, ou comove, entre outros...

A criança precisa extrair os segredos de cada tipo de texto, lendo, analisando, avaliando as palavras, a gramática, a sintaxe...

4º Momento: Lêem uns para os outros e fazem a autoavaliação:

Coloquei título no texto; separei em parágrafos; respeitei as margens; usei os sinais de pontuação; usei letras maiúsculas no início de cada parágrafo e nos nomes próprios; usei adequadamente os tempos verbais com relação às pessoas?

5º Momento: Após a leitura e correção, podem escolher um para escrever em papel pautado e apresentar para a turma. Após irá para o mural.

OBS: Fazer o mesmo processo com outros tipos de texto. Analisar a estrutura do texto, elementos que os caracterizam, sintaxe, gramática, vocabulário...

6º Momento: Fazer avaliação metacognitiva: O que aprendemos hoje?

Lista de nexos cronológicos   
Um dia
Logo
Depois
Mais tarde
Finalmente
Tempos verbais
Baixava
Usava
Pensava (pret. imperfeito) (Anterior a fala e em curso)
Faltei, suei.
(Pret. Perfeito acontecimento que já ocorrendo, concluído)
Início Conta a lenda
Dizem que antigamente
Segundo conta meu pai, avô....


OBS: Os tempos nas histórias: Em geral o primeiro parágrafo apresenta a situação inicial: as personagens, o tempo e o lugar. Nesse início utiliza-se o pretérito imperfeito morava, cantava, era, tinha, ia, andava...

De repente, começou, dançou fugiu o verbo passa a ser o pretérito perfeito. Caiu, sentiu, correu, fugiu usou...

7º Momento:. Podem usar a linguagem da encenação e apresentar para os colegas a narrativa escolhida no grupo.
Registrar ao término das apresentações:
 Título da lenda:
 Onde acontece a história?
 Quando?
 Quem são os personagens?
 Qual o conflito?
 Como resolveram?
 
AVALIAÇÃO: Expressão oral, exposição de dúvidas, questionamentos, expressão criativa da história, convivio em grupo, lógica temporal e do enredo da história.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário