quinta-feira, 24 de março de 2011

LEITURA DE MUNDO


Como ampliar o vocabulário na alfabetização?
As crianças são curiosas e anseiam por interagir com os espaços da escola e fora dela.
Sugestão didática:
1.Dê um passeio com os alunos pela escola e/ou no entorno da escola.
Peça que olhem e tentem “adivinhar (desafio) o que está escrito em diferentes lugares.
O que será que os escritos querem dizer?
Muitos poderão predizer corretamente o que está escrito em diferentes contextos, o que indica que já refletiram sobre a natureza da escrita e fizeram deduções corretas. Faça suspense e leia para eles:
  • O nome da escola na fachada do prédio e o número do prédio;
  • Cartazes nos corredores;
  • Placas nas portas; (secretaria, banheiro...)
  • Cardápio, avisos no refeitório..
  • Nº nas portas das salas;
2.Da mesma forma fora da escola.
Deixe-os falar: desde a tampinha encontrada na rua, até a placa ou letreiro das lojas...
Deixe a turma pensar o que está escrito em diferentes suportes de texto.
Compare e comente as respostas.
Explore as “escritas" próprias do local onde a escola está situada.
3. Apresente aos alunos e alunas diversos tipos de materiais de leitura e seus suportes.
Agrupe-os e peça-lhes que identifiquem o que é letra e o que é número.
Peça-lhes que anotem algumas palavras e identifiquem as letras repetidas.
Os alunos podem trazer embalagens de casa para fazer outras leituras.

4. Leitura didática na Roda de leitura:
Podem ser dentro ou fora da sala de aula.
O principal objetivo é fazer os alunos e alunas trocarem impressões, sobre a escrita, ler e escrever sobre o texto. Situações feitas com  prazer e movimento.
a)O texto pode ser escrito em papel pardo em letra script ou
os participantes da roda  recebem o texto para acompanhar a leitura do guia, deixando os comentários para o final.
A educadora devem chamar atenção sobre o título, autor, os parágrafos, o tamanho do texto,os desenhos se houver, os números.
Parlendas, poesias, contos, notícias, HQ, fábulas são textos curtos e mais adequados para os  iniciantes.
Fazer leitura pausada, apontando palavras.
b)Observar que os textos são conjuntos de palavras que formam sentido, frases mais longas e mais curtas, pontuação, para superarem a hipótese que os textos contém somente nomes e ações.
c)Pedir para localizarem palavras.
Contar o número de palavras, de versos, observar o espaço entre as palavras.
Qual é a maior palavra?
Relacionar o significado e o significante(forma).
Ilustrar as palavras para superação do realismo nominal.
Descoberta de palavras com o mesmo sentido.
Ex: malvado, mau; bonita bela;
d)Descoberta de palavras com mais de um significado.
Exercícios com homônimos> Manga, botão, cabo, canela, pena, peça, pé. Ex: A manga da minha blusa. Gosto de suco de manga.
Fonte: Guia prático do alfabetizador- Marlene Carvalho - Ed. Ática